Início O que fazer em? Em Bons Lençóis Uman Lodge, uma janela para os Andes

Uman Lodge, uma janela para os Andes

As imponentes montanhas dos Andes chilenos são uma cortina de beleza em todos os cantos desse hotel

Uman Lodge
..e as luzes lutam com as sombras
crédito: viramundo e mundovirado

Em alguns lugares é possível perceber que ali foram feitas tentativas de se criar o Paraíso. Assim é a região de Futaleufú, nos Andes chilenos, quase fronteira com a Argentina. A grandiosidade de um desfiladeiro entre vales, lagos e rios límpidos serviu de inspiração para os proprietários idealizarem um hotel exclusivo com 16 habitações.

sala de estar de um hotel com vista para os Andes
..lugar que valoriza o mundo da fantasia e dos sonhos
crédito: viramundo e mundovirado

Inaugurado há apenas um ano, o hotel Uman, hospedaria no idioma dos primeiros habitantes mapuche, leva a assinatura do arquiteto chileno Ricardo Stein, e do decorador argentino Carlos Pellegrini. No exterior a fachada austera de pedra e paredes revestidas de telhas em madeira de allerce, típicas da região, não dão pistas do que vem a seguir. A começar pela hospitalidade do casal de gerentes, os barceloneses Irene e José Maria, ainda no saguão de entrada. A seguir a monumental paisagem entra pelos janelões de vidro e emolduram a ampla sala que também é uma biblioteca. Todos os espaços do hotel, o deck, o bar, a piscina, e os quartos, têm vista para o maciço dos Andes e para o vale onde o rio Espolón, de águas tranquilas se junta com o caudaloso Futaleufú.

sala de jantar ao anoitecer
Uman Lodge. Hotel para escapar da trilha dos turistas
crédito: viramundo e mundovirado

A hospedagem no Uman Lodge vai além de curtir o éden terreno. A gastronomia também faz parte da experiência. Ela concilia a tradição da culinária patagônica, com a criatividade do chef Lucas Foussander. Uma vez lá prove o tortellini de centolla com molho de chardonnay, e de sobremesa o semifreddo de chirimoya. Contudo, para os hóspedes que não gostam de imobilismo, estão à disposição rafting, cavalgadas, trilhas, arvorismo, caiaque, mountain bike, e um dos mais procurados, o fly fishing, cuja temporada vai de novembro até final de março.

Fica o convite para juntar as cores dos Andes, a culinária chilena, e a hospedagem cheia de seduçãoIlustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Quarto de um hotel
… pensar que muita coisa boa nasce dos sonhos
crédito: viramundo e mundovirado

Para saber mais: www.umanlodge.cl

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."
Artigo anteriorA Viagem da Delicadeza
Próximo artigoQuando a viagem surta

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.