Museu Casa do Pontal, maior coleção de arte popular do Brasil
A coleção compõe mais de oito mil peças deste que é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do nosso país e que permite uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro.
Museu Casa do Pontal
51657
post-template-default,single,single-post,postid-51657,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Um passeio cheio de graça

Casa do Pontal

Um passeio cheio de graça

A primeira visão já provoca alegria. As salas do Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro, nos revelam um Brasil cheio de graça. Nelas se vêm modeladas as brincadeiras de infância: cabra-cega, soltar balões, passa-anel, pular corda, e por aí vai. Esculpidas em barro ou madeira também estão as festas juninas, as máscaras, os mamulengos, o dia-a-dia do nosso caboclo, o circo e o carnaval. Mais de oito mil peças compõe a coleção deste, que é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do nosso país e “que permite uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”, conforme sintetiza a atriz Juliana Prado, coordenadora do projeto educacional e social da instituição.

Museu Casa do Pontal

crédito das fotos: Viramundo e Mundovirado

 

 

Desta forma o museu abre suas portas para divulgar e promover arte popular com visitas teatralizadas ao acervo, bem como oficinas infantis de teatro, de mamulengos e histórias brasileiras. Já para universitários e historiadores, são ministrados seminários temáticos de arte e cultura popular.

 

 

Museu Casa do Pontal

www.museucasadopontal.com.br


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."