Início Américas Chile Três bons motivos para esquiar em Portillo

Três bons motivos para esquiar em Portillo

Ninguém duvida que a aventura está em alta hoje no Chile, e neste inverno literalmente a 2.800 metros de altitude em Portillo, a 150 quilômetros de Santiago.

Estação de Esqui Portillo, em Portillo, Chile. Crédito: Viramundo e Mundovirado
Estação de Esqui Portillo, Chile.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Fomos para essa região conhecer o lugar onde os chilenos aprenderam a esquiar. Tudo começou no início do século passado quando trabalhadores noruegueses contratados para a construção da ferrovia Santiago – Mendoza, na Argentina, e que já eram habitués desse esporte, se encantaram com o cenário daquela natureza propícia para a prática do esqui.

A partir daí Portillo tornou-se ponto de encontro dos primeiros esquiadores chilenos que tiveram nos noruegueses seus instrutores. Em 1949, o governo construiu ali um hotel que se tornaria o primeiro centro de esqui da América do Sul. Ainda na história, vale saber que:

 pela qualidade da neve e pelas pistas de esqui, Portillo foi escolhido, em 1966, para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno

Laguna del Inca, em Portillo, Chile. Crédito: Viramundo e Mundovirado
Laguna del Inca, em Portillo, Chile.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

O branco é a cor predominante no inverno, mas a bela paisagem de Portillo ao lado da Laguna del Inca, tem nas montanhas um jogo de luzes douradas do sol que enriquece a identidade visual da região.

Agora, antes de cair na neve existem somente três coisas que você precisa saber sobre a Estação de Ski Portillo, mas não necessariamente nessa ordem:

em qualquer tipo de hospedagem que você ficar, seja ela no hotel, nos chalés, ou em um dos dois albergues, a hospitalidade é ponto alto. Ninguém volta para um lugar que não é bem tratado, mesmo que a natureza seja um privilégio, certo? Depois, a excelente gastronomia, com base na culinária chilena e com produtos regionais. Finalizando, o cenário ao redor do hotel é de bater o queixo … pela beleza.

 

Aulas de esqui em Portillo, em Portillo, Chile. Crédito: Viramundo e Mundovirado
Aulas de esqui, em Portillo, Chile.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Aulas para principiantes ou crianças estão à disposição dos interessados, bem como o aluguel de esquis e snowboards. São mais de trinta pistas de esqui, classificadas por cores, e quase todas alcançadas por teleféricos dos tipos telecadeiras, telesquis, ou va et vient, e uma delas encontrará você quando estiver pronto.

Salto de esqui, em Portillo, Chile. Crédito: Viramundo e Mundovirado
Salto de esqui, em Portillo, Chile.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Preparado? Deslizando montanha abaixo, íngreme ou não, a sensação dessa descoberta com certeza será igual a nossa e te conduzirá a um túnel do tempo que faz voltar à infância. Não por menos, o último cartoon da série Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, termina com os dois voando num trenó, gritando:

“vamos explorá-lo!”

Jacuzzi ao ar livre , em Portillo, Chile. Crédito: Viramundo e Mundovirado
Piscinas e Jacuzzi ao ar livre em Portillo, Chile.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Todos sabem que um céu azul em Portillo significa um dia para esquiadores e fotógrafos. Mas, mesmo para aqueles que não estão presos a esse esporte, tudo ali foi planejado para seu bem-estar: sala de ginástica e de esportes, aulas de yoga, cinema, e para os mais valentes, uma piscina aquecida externa com jacuzzi com vista fantástica para a laguna, e se tiver sorte, nevando sobre sua cabeça.

Restaurante "Tio Bob's" , em Portillo, Chile. Crédito: Viramundo e Mundovirado
Restaurante Tio Bob’s , em Portillo, Chile.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Dedicamos um dos nossos dias em Portillo para almoçar no restaurante Tio Bob’s, a 3.300 metros de altitude, depois de uma subida em telecadeira e pequena caminhada. O que há ali de tão especial? Simplesmente uma visão magnífica de toda a região: montanhas com a sua forte presença, a laguna e o hotel.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Portillo é um daqueles lugares que comprova que você não precisa de mais dias de férias, você precisa de boas férias.

Hotelaria , em Portillo, Chile. Crédito: Viramundo e Mundovirado
Hotelaria , em Portillo, Chile.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Serviços:

Não há luta de classes em Portillo. As opções vão de um hotel com mais de 120 quartos, uns voltados para a laguna e outros para o vale, chalés, além de dois albergues, o Inca Lodge e o Octógono, ambos com 16 quartos com quatro camas, sendo o segundo com banheiro privativo, mas todos com conforto.

Os pacotes incluem alojamento, quatro refeições diárias, e suporte necessário para seus equipamentos de esqui ou snowboard.

Mapa de montanhas e suas respectivas rotas , em Portillo, Chile. Crédito: Viramundo e Mundovirado
Mapa de montanhas e suas respectivas rotas , em Portillo, Chile.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Mais informações:

Ski Portillo

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.