Tour gourmand de bike em Oslo
Em Oslo um toque gourmand especial para os amantes da bicicleta
Oslo
55005
post-template-default,single,single-post,postid-55005,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Tour gourmand de bike em Oslo

Oslo

Tour gourmand de bike em Oslo

Perambular de bike pela encantadora Oslo é um jeito de conhecer seus museus, descobrir a memória medieval nas proximidades do Castelo de Akershus, ou giravoltear entre as esculturas do Vigelandsanlegget – Parque Vigeland. Este amplo espaço com jardins, lagos e fontes é pontilhado de esculturas em granito do artista Gustav Vigeland, e representam o amor, a maternidade, o trabalho, o sexo. Vale notar no final do percurso uma escultura com quatro velhos que erguem uma criança, para Gustav uma metáfora da eternidade.

 

Oslo

Frokost – pão integral com geleias, queijos e frutas
crédito: commonswikimedia.org

 

Seguindo esse itinerário os ciclistas se deparam com bistrozinhos, cafés, além de pequenos e muito simpáticos restaurantes dirigidos por uma moçada descolada e esportista. Assim, quando bater aquela fome é possível se deliciar com o tradicional frokost, café acompanhado de waffes, queijos de sabor pungente como os de leite de cabra, geito, ou mysost, geleias de frutas frescas ou mel, que caem bem com pães artesanais com sementes diversas.

 

Oslo

Arenque, truta, salmão e frutos do mar para um almoço típico norueguês
crédito: VisitOslo

 

Já para a hora do almoço, o lunsj, nada melhor do que saborear as iguarias dos chefs noruegueses onde os peixes sempre são o destaque, afinal é um país com extensa linha costeira diante do Oceano Atlântico e do mar de Barentes: salmão, lagostas, ou frutos do mar, servidos com vinho branco aromático e seco, ou uma cerveja encorpada.

 

Oslo


Smorgasbord
crédito: wordpress.com

 

 

Mas, se a preferência for um lanche rápido, então uma versão do paraíso é entrar em um konditori, bistrô especializado em doces divinos, ou um especialíssimo smorgasboard, sanduíches de peixes ou carnes.
Para o middog, ceia, vale escolher um restaurante com janelas sobre a cidade iluminada como num conto de fadas. Aí a comida será uma viagem cultural-gastronômica de grande prazer. Os viajantes poderão escolher entre os pratos tradicionais noruegueses, como o fiskesuppe, laks, orret, respectivamente sopa de pescado, salmão, truta, e sobremesa o blotkake, bolo extra macio recheado com frutas e cobertura de creme de marzipam.

 

Oslo

Piquenique em Oslo
crédito: VisitOslo

 

Agora um toque gourmand especial para os amantes da bicicleta – um piquenique. Nem será preciso pedalar muito para encontrar o lugar perfeito, pois a cidade é rica em áreas verdes. Mas, atenção! Os noruegueses alertam que trolls, uma das criaturas fantásticas que povoam a natureza de seu país, adoram xeretar nas cestas para surrupiarem uma guloseima!
Skal!!! 


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."