Tafi del Valle, refúgio de artesãos
Qual será o mistério em Tafi dell Valle do encantamento que aflora de seus artigos?
Tafi del Valle
52419
post-template-default,single,single-post,postid-52419,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Tafi del Valle, refúgio de artesãos

Tafi del Valle, refúgio de artesãos

O povoado de Tafí del Valle, província de Tucumán, Argentina, se refugia num rodopio de montanhas ladeadas de rios cristalinos, provenientes do degelo da neve. Tafí deriva da palavra indígena taktillkta –“entrada esplêndida “.

Artesania de Rogelio Romano

Artesania de Rogelio Romano

Camponeses e criadores de ovelhas se refugiaram no cocuruto das montanhas e aproveitam os longos dias de frio para se dedicarem ao artesanato com técnicas que aprenderam de seus ancestrais. Eles afirmam que o silêncio, a paz, e a bruma constante, além de os inspirarem, se entranham nos tecidos, na madeira, no barro, no couro, no metal, enfim no material que cada artesão escolheu para se exprimir. Daí nasce, o misterioso encantamento que aflora de seus artigos.

Tafi del Valle

A vegetação de altura ali, se reveste de nuances de amarelo enxofre, rosa salmão, sépia e cinza-lilás. Artesãos como Rogelio Romano imprime essa palheta de cores em suas mantas, panuelos, e ponchos. Já, Sérgio Ehlert tinge as lãs com o sumo de flores e depois recobre o tecido com enormes bordados cujos desenhos representam aves sagradas como o suri, a flor do cactos, e a killa – lua de Tafí. cajuzinho

Como chegar:
Tafí del Valle fica a 107 km da capital San Miguel de
Tucumán


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."