Início Américas Argentina Tafi del Valle, refúgio de artesãos

Tafi del Valle, refúgio de artesãos

O povoado de Tafí del Valle se aloja num rodopio de montanhas ladeadas de rios cristalinos, provenientes do degelo da neve. Tafí deriva da palavra indígena taktillkta –“entrada esplêndida “. 

ovelha pasta nums manhã outonal ainda em campo molhado pelo orvalho
O frio invernal de uma manhã de outono em Tafi del Valle reflete uma luz que os artesãos tentam repassar para seus bordados
crédito: viramundo e mundovirado

Camponeses e criadores de ovelhas se refugiaram nas montanhas e aproveitam os longos dias de frio para se dedicarem ao artesanato com técnicas que aprenderam de seus ancestrais. Eles afirmam que o silêncio, a paz, e a bruma constante, além de os inspirarem, se entranham nos tecidos, na madeira, no barro, no couro, no metal, enfim no material que cada artesão escolheu para se exprimir. Daí dizem, o misterioso encantamento que aflora de seus artigos.

cahorro preto observa as lãs penduradas em frente a uma casa simples
Os artesãos de Tafi, na sua maioria, moram e trabalham em suas simples casas fora da cidade

A vegetação de altura ali, se reveste de nuances de amarelo enxofre, rosa salmão, sépia e cinza-lilás. Artesãos como Rogelio Romano imprime essa palheta de cores em suas mantas, panuelos, e ponchos. Já, Sérgio Ehlert tinge as lãs com o sumo de flores e depois recobre o tecido com enormes bordados cujos desenhos representam aves sagradas como o suri, a flor do cactos, e a killa – lua de Tafí.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Como chegar:
Tafí del Valle fica a 107km da capital San Miguel de
Tucumán

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."
Artigo anteriorYawanawa
Próximo artigoJovens transformadores em campo

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.