Presidente Figueiredo, a selva de 160 cachoeiras
Na localidade de Presidente Figueiredo, Amazonas, existem 160 cachoeiras escondidas na selva
Presidente Figueiredo
52590
post-template-default,single,single-post,postid-52590,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Presidente Figueiredo, a selva de 160 cachoeiras

Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo, a selva de 160 cachoeiras

Cento e sete são apenas as catalogadas, mas os guias da região garantem que o número sobe para 160, pois há muitas escondidas, e outras ainda inacessíveis. Elas estão um pouco longe da turma do Sudeste, mas longe é uma palavra que não existe para aventureiros.

Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo, localidade a 107 km de Manaus, ampliou nosso conhecimento sobre cachoeiras, cascatas, corredeiras e quedas d’água. Seu conjunto forma uma das regiões mais “encachoeiradas” do planeta.

Presidente Figueiredo

A região amazônica é geograficamente quase plana, daí o mistério da existência dessas cachoeiras. Mas, a proximidade de Presidente Figueiredo com o planalto das Guianas, que apresenta um terreno ondulado, viabilizou a formação dessas cachoeiras, entre elas as concorridas do Santuário, da Onça, da Iracema, da Pedra Furada, dos Arcos,…
Presidente Figueiredo
Chegar até elas é se aventurar por trilhas escorregadias no labirinto de árvores, algumas delas enormes, como a Sumaúma e cavernas que já foram cachoeiras. Às vezes, tivemos que seguir o barulho da queda d’ água para encontrá-las mocozadas dentro da mata quente e úmida. Elas convidam a ducha forte e depois a mergulhos na piscina natural que se forma, ou ainda se lascar na corredeira.
Presidente Figueiredo

 

Uma viagem à Terra das Cachoeiras’, como a região é conhecida, propicia aos que madrugam observar macacos e aves, como o tucano ou o galo da serra, ave símbolo da região.cajuzinho

 

Presidente Figueiredo

Como chegar:

De Manaus a Presidente Figueiredo pela rodovia BR-174 que liga a capital amazonense a Boa Vista e Venezuela


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."