Início O que fazer em? Faço Gosto Quinoa e seus grãos de ouro

Quinoa e seus grãos de ouro

À beira dos povoados ao redor do vulcão Chimborazo, com 6.267 m de altura, as imagens me produziram certa vertigem. Compreensível, disseram meus guias equatorianos. Mas eu não estava ao lado de um desfiladeiro, e sim observando os campos agrícolas nas encostas dos Andes. É a chamada vertigem das plantações, já que ali o cultivo é quase na vertical. São plantações de alcachofra, tomate, batata, milho e da quinoa, conhecida como arroz dos Andes.

Plantações nas encostas das montanhas
:crédito: viramundo e mundovirado

A importância que se dava a esse ‘grão de ouro’ consumido pelos povos andinos há 8.000 anos, era a de um alimento sagrado. Os xamãs orientavam que suas sementes só fossem plantadas usando ferramentas de ouro maciço.
Interessante que a quinoa não é um cereal, ela pertence à família das quenopodeáceas, ou seja, parente próxima do espinafre.

Quinoa
crédito: viramundo e mundovirado

Por muito tempo a quinoa foi a base da alimentação dos povos andinos, e por pouco não desapareceu da mesa deles, por causa dos conquistadores espanhóis que proibiram sua utilização, pois queriam introduzir ali os hábitos alimentares do seu país.
Ela só retorna ao cenário mundial, quando a NASA a incluiu na dieta dos astronautas graças ao seu alto valor nutricional.

Quinoa
crédito: viramundo e mundovirado

Suas propriedades são um exagero. Quer ver? Ela tem uma grande quantidade de proteínas e todos os aminoácidos essenciais, além de ser rica em ferro e zinco, o que a torna um produto ideal para os vegetarianos. E de bônus ainda fornece magnésio, potássio, manganês, vitaminas B1. B2, B3, D e E. Para os atletas e aventureiros a quinoa brinda também com ômega 3 e ômega 6.

Portanto, se for para um trekking, montanhismo, biking … Não saia de casa sem levar a quinoa.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.