Início O que fazer em? Faço Gosto Queijo e Vinho em combinações surpreendentes

Queijo e Vinho em combinações surpreendentes

Queijo e vinho!

Só de escrever essas duas palavras meu paladar já é provocado por tal saborosa união. Mas como eu e outros tantos aficionados por essa dupla podemos decidir qual vinho é mais adequado para acompanhar um queijo, ou vice-versa? A resposta para irmos decifrando essa pergunta pode acontecer toda primeira semana de cada mês ao recebermos em casa uma caixa surpresa contendo queijo artesanal brasileiro, vinho exclusivo, embutido e geleia também artesanais. Essa é a proposta da ‘aTábua’, um clube de assinantes de queijos e vinhos que prioriza a origem e a qualidade dos produtos.

vista superior de mesa de queijo, vinho, pães, geleia e uvas.
Momento degustação da aTábua.
Crédito: Viramundo e mundovirado.

Uma coisa é certa: o queijo acentua o sabor do vinho. A confirmação vem de estudo feito por pesquisadores do Centro de Sabor e Comportamento Alimentar, em Dijon, na França, conforme recente artigo publicado no jornal The Telegraph. A pesquisa revela que o queijo realmente torna o paladar do vinho melhor, aumentando seu buquê e sabor frutado e melhorando a sensação de prazer de seus apreciadores.

Se pensarmos bem, nada de novo no front. O resultado da pesquisa só comprova que queijo e vinho se complementam bem, mas isso todo mundo já sabe, pois são servidos juntos há milhares de anos.

Uma variedade que amplia os horizontes.
Crédito: Viramundo e mundovirado.

Para os curadores da ‘aTábua’, porém, o relevante na montagem das caixas não é ficar obcecado com detalhes de harmonização, mas ter a lberdade para explorar combinações variadas. Como disse Eric Asimov, colunista de vinhos e queijos do New York Times: procurar a perfeição é desnecessário e, frequentemente, conduz a decepções. Procurar o bom em lugar do perfeito permite mais flexibilidade e diminui as inibições.

Mas de uma coisa os curadores da ‘aTábua’não abrem a mão: sua íntima relação com os produtores de queijos, de embutidos e de geleias artesanais. A produção em menor escala permite a eles saberem exatamente de onde vem o leite, o tempo de amadurecimento, a atenção com a higiene, ou seja a certeza da procedência e a qualidade dos produtos. Enfim conhecem a alma de cada queijo enviado a seus clientes.

E, agora como decidir qual vinho é mais adequado para acompanhar um queijo? Os connoisseurs sabem que isso não é um bicho-de-sete-cabeças, porque não existe regra absoluta para fazer a escolha, e sim o bom gosto. Isso é o fundamental!!

A chegada: instante da descoberta.
Crédito: Viramundo e mundovirado.

São dois tipos de caixas, a Clássica e a Rústica, e em ambas sempre uma escolha criativa que vai surpreender seu paladar. Alguns exemplos: queijo Boursin no azeite, (Queijaria Rima), vinho espanhol Navaldar Rosado (Rioja Baja), acompanhados por bresaola e geleia de pimenta. Noutro mês, recebi queijo Brie (Bueno Brandão, Serra das Antas) com vinho merlot da Casas del Toqui (Chile), tendo como coadjuvantes salame espanhol e geleia de damasco.

Neste mês …ah, não darei mais spoilers!

Deixo para você o inesperado e duplo prazer: da surpresa e das combinações dos produtos. Depois me conte como foi sua experiência.  Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Para saber mais
aTábua

 

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.