Polvo assado no forno - a simplicidade de uma receita secreta dos Açores
Um dos pratos mais emblemáticos dos Açores é o polvo assado no forno. Além de saboroso o que chama a atenção é a simplicidade da receita
polvo assado, restaurante Caneiro, Norte de Portugal, Portugal, Açores, Hotéis Rurais de Portugal, Associação de Hotéis Rurais de Portugal. Ardo de Baúlhe
55555
post-template-default,single,single-post,postid-55555,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Polvo assado no forno – a simplicidade de uma receita secreta dos Açores

Polvo assado no forno do restaurante Caneiro, Portugal

Polvo assado no forno – a simplicidade de uma receita secreta dos Açores

Um segredo bem guardado, mas que não deve ficar longe da receita tradicional dos Açores, é o polvo assado no forno, um dos pratos emblemáticos daquela ilha portuguesa. Ela nos foi confidenciada pela Rosa, do restaurante Caneiro, em Arco de Baúlhe, considerado um dos melhores restaurantes de frutos do mar da região norte de Portugal, mas o texto da receita é do jornalista José Augusto Moreira.

 

Restaurante Caneiro

Restaurante Caneiro
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Depois de cozido, o polvo leva primeiro uma refogadela com alho, cebola e azeite de oliva de sabor intenso, mas suave, e só depois vai ao forno a assar. O arroz é igualmente feito no forno, com água de cozedura e algo do molho do refogado. Se não é assim, a coisa deve andar bem perto.
No restaurante Caneiro há uma assadeira própria em ferro fundido, dividida ao meio, onde polvo e arroz vão ao forno em conjunto. É nela que chegam à mesa para preservar sabores além de manter a temperatura. O resultado, caramba! Só de lembrar queria estar naquele restaurante uma vez mais. O Polvo chega macio, a cebola caramelizada e o arroz sequinho e crocante, impregnado pelo sabor e acidez da tinta do octópode.
Ah! Pode acompanhar a famosa “Batata da Escola”, receita pra uma próxima vez.

 

Vinhos verde

Alguns dos bons vinhos verde para acompanhar o polvo assado no forno
crédito: viramundo e Mundovirado

 

Polvo ou bacalhau devem ser bem acompanhados com vinho branco ou verde. Leve em consideração o vinho verde Val Bôa, ou o Quinta Santa Cristina. Mas dica boa mesmo vem agora: para ter uma experiência cultural e saborosa de Portugal, o melhor é aproveitar os roteiros da Associação Rural dos Hotéis de Portugal (www.hoteisruraisdeportugal.com)

 

Hotel Rural Paço do Vitorinoo

Hotel Rural Paço do Vitorino, em Ponte de Lima, norte de Portugal
crédito: Viramundo e Mundovirado

 


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."