Viramundo e Mundovirado | Os enigmas da Cidadela de Kuelap
Para os arqueólogos peruanos a cidadela de Kuelap, não só pela sua dimensão, mas também pelos enigmas se rivaliza com qualquer outra do Novo Mundo
Kuelap
53678
post-template-default,single,single-post,postid-53678,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Os enigmas de Kuelap

Kuelap

Os enigmas de Kuelap

Seria Kuelap a cidadela da cultura Chachapoyan “Z – A Cidade Perdida” que o explorador britânico Percy Fawcet procurava? Conhecida como Machu Picchu do Norte, ela nada tem a ver com os incas. Sua cultura floresceu possivelmente entre 500 dC até 1500, mas pela magnitude de suas construções poderia muito bem ser a cidade que Fawcet tanto buscava.

Kuelap

Kuelap
crédito: wikipedia

Sobre um penhasco em meio as névoas, a 3.000 metros de altura e com vista para o vale de Utcubamba, noroeste do Peru, ergue-se a fortaleza de Kuelap. Cercada por espessa vegetação, muros de pedra de até 18 metros protegem mais de quatrocentas construções, a maioria delas redondas. Ao contrário dos desenhos geométricos dos incas, formas de animais e figuras antropomorfas estão desenhadas nas paredes das casas.

Purummachus – túmulos de pedra da realeza dos Chachapoyas. Descobertos em 1984 pelo arqueólogo Federico Kauffmann
crédito Ministério da Cultura

As ruínas de pedra dos Chachapoyas, ou “Terra dos Povos da Nuvem”, atestam a grandeza e guardam os mistérios desse povo. Entre eles estão os “purunmachus”, túmulos de pedra construídos no formato de pessoas, e que teriam abrigado os restos mumificados da realeza desse povo. Destaque também para os mausoléus do Revash, talhados na própria rocha e que lembram as construções da cultura Pueblo no Parque Nacional de Mesa Verde, nos Estados Unidos.
Para os arqueólogos peruanos não há dúvida que essa cidadela pré-inca, não só pela sua dimensão, como também pelos enigmas se rivaliza com qualquer outra do Novo Mundo.

(foto 4 Mausoléus de Revash
crédito word press)

Não é fácil chegar em Kuelap, mas vale o esforço. De Lima segue-se de avião ou carro até Jaén. Dali são mais quatro horas de estrada poeirenta ou barrenta, dependendo da estação do ano até o teleférico de Nuevo Tingo. Este teleférico com 4,4 km de extensão é uma aposta do governo peruano para facilitar a vida dos visitantes que sem ele teriam uma pernada dura de horas até o topo da montanha, pois Nuevo Tingo está a 2.300 metros de altura e a fortaleza a três mil metros.

Kuelap

Kuelap
crédito Ministério da Cultura)

 


Comentários

Tags:
Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."