Início Américas Chile O Planeta Chile

O Planeta Chile

10 lugares que provam porquê o Chile é um dos destinos preferidos do mundo

Viajar para o Chile é pegar estrada! E, é o que vale, pois, a diversidade geográfica e ecológica nos levam a mundos diferentes. E mais, o país facilita a vida do viajante que pretende desbravá-lo com boas rodovias e informações precisas.
Ali a palavra aventura se traduz por liberdade.

1- Ilha de Páscoa

Esculturas gigantescas de pedra
crédito: viramundo e mundovirado

Poucos lugares despertam tanto fascínio quanto a Ilha de Páscoa com suas monumentais  e intrigantes estátuas de pedra – os moais. Localizada a 3.600 quilômetros do litoral do Chile é um dos pontos mais desolados e remotos do planeta.
Não é fácil chegar à ilha. Mas uma vez lá, ela impressiona sob qualquer ângulo. Tanto numa grande abertura com o infinito oceano ao fundo, como num close com sua vegetação rasteira. O segredo ali é caminhar muito e deixar-se levar pela imaginação.

2- Torres del Paine

Gigantescas montanhas de pedra encobertas por nuvens negras
crédito: viramundo e mundovirado

No sul do Chile, no fiorde Última Esperança, entre centenas de ilhas e canais que formam a Patagônia chilena, ergue-se o imponente maciço de pedra e granito – as Torres del Paine – que no idioma dos índios tehuelche significa montanhas azuladas. Com alturas que variam de 2.400 a 3.060 metros, essas torres rodeadas por lagos são parte do Parque Nacional de Torres del Paine, considerado um dos melhores locais do mundo para caminhadas, montanhismo, cavalgadas e ciclismo.

3- Geleira San Rafael

Glacial se espraiando no mar
crédito: viramundo e mundovirado

A primeira pista que estamos próximo a esta geleira é a chegada de constantes e pequenos blocos de gelo que flutuam na correnteza. A imagem das águas cristalinas pontilhadas desses blocos se confunde com o céu e as nuvens, dando a impressão de mar e terra invertidos. Se aproximar do glacial é surpreendente, inesperado e magnífico. Uma colossal massa de gelo azul desliza por 45 quilômetros em uma encosta até desabar na laguna, formando uma muralha de quatro quilômetros de largura e 60 metros de altura.

4- Lagunas do Altiplano

Impressinante laguna verde que s contrasta com um céu azul forte
crédito: viramundo e mundovirado

Tão belo quanto hostil, algo de primordial desperta quando se viaja pelo altiplano dos Andes, mesmo em pequenas distâncias. Uma paisagem áspera e extravagante, que pode ao mesmo tempo aquietar o espírito ou provocar entusiasmo. Consagrada à aventura ou ao sossego. Enfeitiça. Arrebata.

Toda essa rudeza, porém, dá uma trégua em lugares que parecem oásis, as lagunas Miscanti e Miñiques. O plano de fundo é o das silhuetas escuras das montanhas rochosas. Algumas se espelham nas lagunas verdes ou azuis, ou ainda nos salares multicoloridos.

5- Bosque Encantado – Parque Nacional Queulat

Um bosque cuja vegetaçãoestá recoberta por musgosto por mugos
crédito: viramundo e mundovirado

Pé na estrada sempre foi motivação para viagens. Assim é possível apontar inúmeros atrativos nos 1.400 km da Carretera Austral que cruza a Província de Aysén, um lugar de natureza prístina. Ali um que se destaca, e ideal para trekking é o Bosque Encantado, encravado no Parque Nacional Queulat.

6- Terra do Fogo

Ovelhas contrastando com árvoresoloridas pelo outono
crédito: viramundo e mundovirado

A Terra do Fogo, extremo sul do Chile, é uma reserva mundial, quase intocada, de belezas e culturas. É uma das mais singulares paisagens do planeta com sua geografia apocalíptica moldada pelo vento.

Com perfeita aclimatização àquelas terras, a criação de ovelhas deu um grande salto. Hoje é possível se hospedar em muitas estâncias ovejeras que no início do século passado foram a grande riqueza da região depois da extração do ouro.

7- Catedral de Mármore

Grutas moldadas pelas águas de um lago
crédito: viramundo e mundovirado

Esculpida durante milhões de anos pela água e pelo vento, a Catedral de Mármore, no Lago General Carrera, na Patagônia chilena, é uma inigualável obra de arte, rara união de grafismos, texturas, formas, e cores. E, mais o som da água batendo nas rochas embala a visão. Os furos e labirintos em seu interior fazem o local ainda mais belo e misterioso. Em dias de luz excepcional e com as águas muito tranquilas, pode-se ver ainda as diferentes formações submersas. Diante daquele mármore colorido, o genial Michelangelo surtaria.

8- Termas de Chillán

Uma moto de neve tendo atrás um trenó puxado por cães
crédito: viramundo e mundovirado

Inverno acena com aconchego, a leitura de um bom livro e uma taça de vinho, ao lado da lareira. Mas em Termas de Chillán, Chile, a 440 km ao sul de Santiago, o convite é também para estar em constante atividade. Numa paisagem exuberante riscada por 32 pistas de esqui, pode-se passear de trenó puxado por robustos cães da raça husky siberiano, andar de snowmobile, ou fazer longas caminhadas nos bosques, em meio às árvores curvadas sob o peso da neve.

Porém, o diferencial maior desta estação de esqui são suas piscinas termais. De origem vulcânica, estas águas com temperatura média de 38° C, cativam os visitantes em duas piscinas, uma indoor e a outra, insuperável, ao ar livre, no meio de campos nevados. Pura experiência sensorial!

9- Pampa de Tara

Extensa planície desertica tendouma laguna ao fundo
crédito: viramundo e mundovirado

É um lugar para grandes revelações o altiplano chileno. De um lado sua atmosfera é tão pura que permite aos astrônomos perscrutar as galáxias mais distantes do Universo e sondar nosso futuro. De outro, a geografia formada por grandes cataclismos que ocorreram há milênios, ajuda a desvendar nosso passado.
Para quem gosta de aventuras, assim mesmo, no plural, raras experiências podem ser tão prazerosas quanto uma viagem ao Pampa de Tara, no Chile, fronteira com a Argentina.

10 – Bahia Inglesa

Mar com recifes
crédito: Divulgação

Praia no Atacama? É isso mesmo, e das boas. Localizada a 77 km de Copiapó, esse pequeno balneário, ainda desconhecido por muitos brasileiros, é o preferido dos chilenos. Areia branca e mar de aguas translúcidas são a marca registrada desse litoral do Pacífico.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.