Canhão de Nazaré dispara ondas gigantes
Canhão de Nazaré dispara suas maiores ondas no outono europeu
Canhão de Nazaré
51889
post-template-default,single,single-post,postid-51889,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Outono detona a temporada de ondas gigantes em Nazaré

Nazaré, Portugal

Outono detona a temporada de ondas gigantes em Nazaré

Agora é a época ideal para quem curte ondas que podem alcançar até 30 metros de altura. Onde? Na pitoresca cidade de Nazaré, em Portugal

Praia do Norte, Nazaré

Ruas tranquilas, a arquitetura colonial dos prédios de três ou quatro andares, moradores gentis, pescadores secando peixe ao sol, restaurantes especializados em bacalhau regado a um dos melhores azeites do mundo e acompanhado do bom vinho da terra. Nada revela, porém, que bem ali ao lado, na Praia do Norte, o Canhão de Nazaré está para mandar bala, detonando as maiores ondas do mundo.

Nazaré, Portugal

Parece filme de ficção. De repente, aquele mar azul safira, calmo até alguns minutos antes, começa a formar vagalhões de cinco metros de altura, para logo a seguir arremessar uma gigante de 10 metros. É o sinal que o canhão está pronto para disparar sua onda arrasa-quarteirão. E não demora muito para ela surgir. Sei lá que altura alcançou…alguns calcularam de 15 a 20 metros.

Canhão de Nazaré

A explicação para as ondas gigantes do Canhão de Nazaré não é simples, mas vamos lá: um vale submarino de grandes dimensões, com idade geológica que coincide com a criação do Atlântico, se formou ao lado dos rochedos que costeiam essa praia. Em alto mar a boca desse cânion é enorme e a água entra em grande quantidade. Mas perto da praia o vale se afunila e a força da água que passa por esse afunilamento aumenta consideravelmente criando ondas descomunais.
Essas ondas desafiam experiências únicas para os surfistas. Foi o caso do havaiano Gareth MacNamara que conseguiu surfá-la e o da brasileira Maya Gabeira, em 2013, mas que por pouco não morre afogada.

Nazaré, Portugal

 

Poucas experiências em viagens são tão atordoantes quanto presenciar o espetáculo das ondas gigantes. Mas essa típica vila de pescadores, bucólica, acolhedora e hospitaleira, não se resume exclusivamente a praia do Norte, Agora, com o “Canhão” a toda, ela reúne uma moçada que a noite curte baladas e festas que acontecem em diversos bares da cidade.
Nazaré, sem dúvida, é um pedaço de terra privilegiado do litoral lusitano, a menos de duas horas de Lisboa, onde o mar é o grande homenageado dessa vila portuguesa.

Nazaré, Portugal

 

Texto e fotos: Heitor e Silvia Reali

Ir:
A melhor opção hoje para Portugal é viajar pela TAP, que além de preços promocionais oferece uma gratuidade de stopover de até três dias em Lisboa ou Porto
www.flytap.com

Outra boa sugestão para quem visita o país, principalmente para os turistas que se ligam em esportes radicais é o “Clube de Experiências” www.clubedeexperiências.com.br, que promete descontos de até 30% em atividades esportivas e até reservas em baladas e restaurantes.


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."