Início Europa Portugal O outono detona temporada de ondas gigantes do Canhão de Nazaré

O outono detona temporada de ondas gigantes do Canhão de Nazaré

Agora é a época ideal para quem curte ondas que podem alcançar até 30 metros de altura. Onde? Na pitoresca cidade de Nazaré, em Portugal

Praia de areais ambarinas
Praia de Nazaré, Portugal
crédito: viramundo e mundovirado

Ruas tranquilas, a arquitetura colonial dos prédios de três ou quatro andares, moradores gentis, pescadores secando peixe ao sol, restaurantes especializados em bacalhau regado a um dos melhores azeites do mundo e acompanhado do bom vinho da terra. Nada revela, porém, que bem ali ao lado, na Praia do Norte, o Canhão de Nazaré está para mandar bala, detonando as maiores ondas do mundo.

Onda gigante
Onda gigante com quase 25 metros de altura
crédito: AP

Parece filme de ficção. De repente, aquele mar azul safira, calmo até alguns minutos antes, começa a formar vagalhões de cinco metros de altura, para logo a seguir arremessar uma gigante de 10 metros. É o sinal que o canhão está pronto para disparar sua onda arrasa-quarteirão. E não demora muito para ela surgir. Sei lá que altura alcançou…alguns calcularam de 15 a 20 metros.

Fenda profunda denominada Canhão de Nazaré
crédito: Instituto Hidrográfico de Portugal

A explicação para as ondas gigantes do Canhão de Nazaré não é simples, mas vamos lá: um vale submarino de grandes dimensões, com idade geológica que coincide com a criação do Atlântico, se formou ao lado dos rochedos que costeiam essa praia. Em alto mar a boca desse cânion é enorme e a água entra em grande quantidade. Mas perto da praia o vale se afunila e a força da água que passa por esse afunilamento aumenta consideravelmente criando ondas descomunais.

Essas ondas desafiam experiências únicas para os surfistas. Foi o caso do havaiano Gareth MacNamara que conseguiu surfá-la e o da brasileira Maya Gabeira, em 2013, mas que por pouco não morre afogada.

Cidade vista do alto
Nazaré
crédito: viramundo e mundovirado

Poucas experiências em viagens são tão atordoantes quanto presenciar o espetáculo das ondas gigantes. Mas essa típica vila de pescadores, bucólica, acolhedora e hospitaleira, não se resume exclusivamente a praia do Norte, Agora, e com o “Canhão” a toda. À noite ela reúne uma moçada que curte baladas e festas que acontecem em diversos bares da cidade.

Nazaré, sem dúvida, é um pedaço de terra privilegiado do litoral lusitano, a menos de duas horas de Lisboa, onde o mar é o grande homenageado dessa vila portuguesa.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Praia com pássaros
Nazaré: crédito: viramundo e mundovirado

Ir:
A melhor opção hoje para Portugal é viajar pela TAP, que além de preços promocionais oferece uma gratuidade de stopover de até três dias em Lisboa ou Porto
www.flytap.com

Outra boa sugestão para quem visita o país, principalmente para os turistas que se ligam em esportes radicais é o “Clube de Experiências” www.clubedeexperiências.com.br, que promete descontos de até 30% em atividades esportivas e até reservas em baladas e restaurantes.

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.