Início Américas Peru Kama Sutra pré-colombiano

Kama Sutra pré-colombiano

O Museu Rafael Larco Herrera, em Lima. Peru, exibe a arte erótica encontrada em tumbas pré-colombianas anteriores à civilização inca e revela uma visão singular sobre o sexo na vida e na morte.

Museu Larco Herrera
crédito: viramundo e mundovirado

Se tiver que escolher somente um museu, dentre tantos em Lima, que retrata a época pré-colombiana, não tenha dúvida – corra para o Museu Larco Herrera.
Em uma sala especial, acessada pelo jardim do museu, fica a exposição dedicada aos objetos cerâmicos, principalmente potes e vasos, que retratam representações explícitas de sexo tradicional, como masturbação e felação.

cerâmicas eróticas pré-colombianas
crédito: viramundo e mundovirado

Para os antropólogos essas cerâmicas não tinham somente a intenção de provocar a libido, e sim era uma maneira de mostrar “que seus ancestrais seguiam fertilizando a terra e assegurando o ciclo reprodutivo, no mundo invisível no qual viviam após a morte”.

crédito: viramundo e mundovirado

Grande parte desses tesouros eróticos foram destruídos pelos conquistadores espanhóis que ficaram mortificados pelas representações explicitas, o que torna essa coleção ainda mais importante.

crédito: viramundo e mundovirado

Para outros estudiosos, entretanto, essa sala de arte erótica é também valiosa no quesito originalidade, pois prova que a criatividade sexual nada acrescentou nesses últimos dez mil anos. A menos que os espanhóis tenham dado preferência à destruição das peças com posições mais escabrosas!

crédito: viramundo e mundovirado

Mas o museu é muito mais. Mesmo que você seja fã de carteirinha da escola freudiana, aquela que diz que o sexo é o principal motivador de todos nós, se motive também para conhecer as outras salas deste antigo palácio do século 18, construído sobre uma pirâmide pré-colombiana do século 7.

O acervo do museu abriga 45 mil objetos que contam a história peruana de mais de 8.000 anos atrás, como tecidos, cerâmicas, joias e belíssimo objetos de ouro e prata.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

crédito: viramundo e mundovirado

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.