Início Europa Malta Janela Azul, marca registrada do turismo de Malta desmoronou

Janela Azul, marca registrada do turismo de Malta desmoronou

O mais famoso cartão postal da natureza de Malta já era. Forte tempestade, seguida por gigantescas ondas, que se abateram sobre a Ilha de Gozo, fizeram ruir a ‘Azure Window’, como era mais conhecida esse ícone do turismo do país.

Pedras desmorondas ao lado do mar
O arco da ‘Janela Azul’ ruiu por completo
crédito: viramundo e mundovirado

A ‘Janela Azul’ também ficou conhecida no mundo inteiro por ser cenário de três filmes e seriados famosos, como “Conde de Monte Cristo”, “Guerra de Titãs, e o atual ‘Game of Thrones’.

Nem mesmo o escritor George R. R. Martin, das “As Crônicas do Gelo e do Fogo” que originou a série de maior sucesso na televisão dos últimos tempos, “Games of Thrones”, nem seus criadores, David Benioff e D. B. Weiss, imaginaram tal cena. Mas como a realidade sempre é mais forte do que a ficção, o cenário real do casamento de Daenerys e Drogo, na verdade, a famosa ‘Janela Azul’, ícone da natureza da Ilha de Gozo, ruiu por completo após rabanadas de vento.

Mas pensando bem, isso não afetaria muito Daenerys, já que ela nasceu durante o pior toró que se abateu sobre Westeros, e a partir daí ela passou a ser conhecida como Daenerys Nascida da Tormenta!

Muralhas protegem uma cidade litorânea
La Valetta, cidade mais importante de Malta
crédito: Viramundo e Mundovirado

Mas, Malta tem ainda muito mais para cativar um viajante. Uma imersão compacta da História do mundo é como historiadores veem o Arquipélago de Malta. São somente três ilhas ancoradas no Mar Mediterrâneo.

Ruinas pré-históricas
Templo pré-histórico de Hagar Qim
crédito: Viramundo e Mundovirado

No entanto, elas carregam milhares de anos de nossa história. Ali se encontram referências das colonizações fenícias, cartaginesas, romanas, bizantinas, árabes, normandas, francesas e inglesas, até sua independência em 1964. Mas a narrativa recua há seis mil anos, pois nas ilhas se encontram templos megalíticos, como Hagar Qim, Mnajdra e Ggantija, que com seus blocos de pedra de 6 metros de altura e pesando 50 toneladas, são considerados os mais antigos monumentos de pedra existente no mundo. Precedem as pirâmides do Egito e Stonehenge, na Inglaterra.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Cenário dea filamagem com vários atores
Cenário de Game of Thrones, tendo a Janela Azul ao fundo antes de seu desmoronamento
crédito: Divulgação

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.