Extrema tem muita aventura para contar
Extrema, Minas Gerais, localizado no maciço da Mantiqueira, a pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista, é uma espécie de parque temático para os esportistas. Mas, ‘peraí’, tem muito, muito mais. Confira.
Extrema
54785
post-template-default,single,single-post,postid-54785,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Extrema tem muita aventura para contar

Extrema

Extrema tem muita aventura para contar

Nada me preparou para Extrema. Já tinha visto belas fotos de rafting, voo livre, trekking, e mountain bike, mas quando ali cheguei o que vi foi a prática desses esportes em meio a uma paisagem arrebatadora de vales, montanhas, cachoeiras, rios e corredeiras, nessa região entre Minas Gerais e São Paulo.
Outro encanto foi a experiência de percorrer – horas a fio – as estradas rurais do município, às vezes sem nenhum sinal de vida à volta. Nelas, não faltaram personagens singulares, com histórias e causos que mineiros, só eles, sabem contar.

Extrema

Pedra do Cume, com 1725 msnm, uma das referências de Extrema
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Extrema, localizado no maciço da Mantiqueira, a pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista, é uma espécie de parque temático para os esportistas. Mas, ‘peraí’, tem muito, muito mais. Tem clima de romance para se curtir a dois nas pousadas escondidas nos bosques da região, ou espaços mais apropriados ao isolamento, introspecção e espiritualidade. São retiros e templos budistas que ficam nos topos das montanhas, que dizem funcionar como antenas para captar a energia do cosmos. Sem mencionar a gastronomia mineira acompanhada das cervejas artesanais locais, uma com mais estilo do que a outra.
O maior desafio contudo, é desejar conhecer, ver e experimentar tudo para compartilhar alegrias.

Extrema

Que tal de ir de bike de Extrema a Joanópolis? Elas estão indo.
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

No contato com aquela natureza pristina, com as pessoas dali, ou mesmo com muitas outras que escolheram Extrema como seu lugar no mundo, pude entender porque essa cidade, ombro a ombro com Joanópolis e Monte Verde, é considerada a melhor cidade mineira para se viver. Eu mesmo quase estacionei minha mala ali pra sempre.

Voo livre em Extrema

Voo Livre em Extrema
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Rotas Turísticas
A região de Extrema sedia etapas paulistas de voo livre, canoagem, mountain bike, em cinco roteiros bem estruturados desenhados pela Secretaria de Turismo do Município.
São eles: Rota dos Ventos (trekking nos cumes mais altos da região, rapel, voo livre); Rota das Águas (rafting, canoagem, banhos na prainha, além de espaços para saborear a gastronomia mineira); Rota do Sol (bike, off road, e moto são os esportes privilegiados nessa rota); Rota das Pedras ( locais de retiros espirituais); e a Rota das Rosas ( Santuário de Santa Rita de Cássia, e parques municipais).
E mais: festas e festivais de música, dança, teatro promovidos pela prefeitura. Importante: consulte o calendário de eventos antes de ir.

Extrema

Café da manhã na varanda da Pousada Muxarabi
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Considere quando ir:
Onde ficar:
Pousada Muxarabi: Chalés, bangalôs, ou apartamentos localizados em meio a reserva ecológica com riachos, queda d’águas, muitas aves e pássaros, além de piscina e sauna, distante apenas três quilômetros de centro da cidade
www.serradolopo.com.br

Extrema

ArmazémBertolotti
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Onde comer:
Armazém Bertolotti: comida mineira em fogão a lenha para ser saboreada sob guarda- sois em meio a um jardim florido. Dentre os doces vale experimentar o sorvete de maracujá servido geladinho na casca da fruta, e o pudim de leite premiado na França. Comeu além da conta? Uai, pra que servem as redes estendidas entre as árvores do jardim? Tel. 35-3435-4813

Extrema

Artesanato na Extrema Azul e Verde

 

Onde comprar o melhor artesanato:
Extrema Azul e Verde. Em uma singela casa localizada diante da praça da Matriz, vale conhecer a variedade de bons artigos feitos por artesãos do local, com muita criatividade de materiais, e preços ótimos. Tel. 35-98824-1753

Extrema

Rafting no Rio Jaguari, considerado um dos três melhores do Brasil
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Rafting:
Radix Aventura: www.radixaventura.com.br

Extrema

Canoagem no Rio Selavagem
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Canoagem:
Rio Selvagem Kayak: www.rioselvagemkayak.com.br

Extrema

Cervejaria Mountain Brew
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Cervejaria:
Mountain Brew. Agendar degustação tel. 11- 97993-1708, www.mountainbrew.com.br
O lugar localizado no cocuruto de uma montanha com vista panorâmica da região emoldurada por um céu sempre em atividade, é ideal para saborear os oito estilos de cerveja ali produzidos com todo capricho pelo casal Tim e Nani. Repare também nos inusitados e divertidos nomes e rótulos das cervejas.

 

Mais informações:
www.extrematur.com.br
www.extrema.mg.gov.br


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."