Embarque imediato para Portugal
Durante três meses, São Paulo será uma cidade portuguesa. Na Experimenta Portugal ‘18, acontecerão atividades nas áreas da música, gastronomia, tecnologia, nas artes do design, do grafite, e do cinema, realizadas em diferentes espaços daquela que é tida como a maior cidade lusófona do mundo.
Portugal
54928
post-template-default,single,single-post,postid-54928,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Embarque imediato para Portugal

Embarque imediato para Portugal

É isso mesmo: embarque para a terra portuguesa sem mesmo deixar São Paulo. É o que nos propõe a 4ª edição do Experimenta Portugal ’18, uma série de eventos nas mais diversas áreas culturais, de 05 de maio a 30 de julho, organizados pelo Consulado Geral de Portugal.
 

Portugal

Rosa dos Ventos, em Belém
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Não foi surpresa para ninguém quando, no ano passado, Portugal foi eleito o destino número 1 do turismo mundial. Desde 1994, esse país não sai da moda, da mídia e da boca de todos, quando Lisboa foi escolhida como ‘Capital Cultural da Europa’, e no final do milênio selecionada para ser sede da ‘Expo 98’, vestida da contemporaneidade do seu tempo. E agora durante três meses, São Paulo será certamente uma cidade portuguesa. Na Experimenta Portugal ‘18, acontecerão atividades nas áreas da música, gastronomia, tecnologia, nas artes do design, do grafite, e do cinema, realizadas em diferentes espaços daquela que é tida como a maior cidade lusófona do mundo.
 

Azulejos portugueses

Azulejos portugueses
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

O Experimenta Portugal ’18 é mais do que um convite, é uma imersão no moderno e atuante mundo português. Chegou o momento de ouvir, ver, sentir, reaprender e repensar a cultura portuguesa que tanto nos agrada e une cada vez mais brasileiros e portugueses.
Essa viagem já estará disponível para todos a partir de 5 de maio, Dia Internacional da Língua Portuguesa. Na sede do Consulado Português, uma mesa redonda vai debater as relações da escritora Hilda Hirst com Portugal, em parceria com a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. À noite, Gilberto Gil e Carminho se apresentam no ‘Concerto Letras de Luz’, na sofisticada Sala São Paulo.
 

culinária portuguesa

Bacalhau confitado com grão de bico
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Maio será o mês dedicado aos gourmands na programação ‘Prove Portugal’. Esse evento promoverá o intercâmbio entre chefes portugueses e brasileiros. Quer conhecer mais sobre a gastronomia, e sobre os puros ingredientes e produtos de Portugal? Venha provar, pois!
A fantasia e o drama da arte cinematográfica portuguesa se apresentam no Cine Lusco Fusco, ciclo de cinema que acontecerá também no Consulado. Uma boa oportunidade para conhecer a nova geração de entusiasmados cineastas portugueses, muito deles já premiados em descolados festivais, como João Pedro Rodrigues e Miguel Gomes. Já o bom humor, a galhofa, e o gracejo vão imperar no Unibes Cultural, onde comediantes dos dois países se reúnem no 1º Festival Luso-Brasileiro de Comédia.
 

Pera Manca

Pera Manca, um vinho que já existia antes de Cabral
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

Para saudar o inverno que bate às portas, a programação de junho começa com ‘Vinhos de Portugal’, no Shopping Iguatemi (de 8 a 10). Este, deseja ser o maior evento vinícola luso-brasileiro já realizado no Brasil. E, será! Provoque seus sentidos para degustar e conhecer vinhos de castas pouco conhecidas no Brasil como os tintos Alfrocheiro, Alicante Bouschet, e entre os vinhos brancos o Antão Vaz e o Arinto. Existem mais de quatro mil variedades de uvas catalogadas em todo o mundo, e Portugal se apresenta como o segundo país do mundo com a maior variedade de castas únicas e exclusivas. Quer se aprofundar ainda mais nesse universo? Aproveite para fazer um curso com renomados sommeliers, e brinde Portugal!

O mês ainda promete muito mais: a ‘Orquestra Jazz Sinfônica’ faz dobradinha com o artista plástico português João Alexandrino, no Memorial da América Latina. A exposição ‘Design Especial Irmãos Campana’ fecha o mês com chave de ouro. Os renomados artistas brasileiros criaram peças especialmente desenvolvidas em cortiça portuguesa.
 

Lisboa

Grafite de Bordalo ll, em Lisboa

 

As boas novas do ‘Experimenta Portugal ‘18’ não param por aí. São Paulo foi premiada ao ganhar num espaço público, a obra do conceituado grafiteiro português Bordalo ll. Conhecido por utilizar lixo e materiais descartados, o artista inovou na arte do grafite, criando surpreendentes efeitos tridimensionais.
“Com o grafite ressurge a pintura figurativa”, disse o poeta brasileiro Ferreira Gullar, um dos expoentes da língua portuguesa; e hoje revivemos com as comemorações de Portugal no Brasil, o fortalecimento de uma grande irmandade entre brasileiros e portugueses.

Mais informações: http://consuladoportugalsp.org.br/

 


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."