Évora
As janelas de Évora, por si só, merecem um roteiro pela cidade só para vê-las
Évora
52614
post-template-default,single,single-post,postid-52614,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Em Évora, a história através da janela

Évora

Em Évora, a história através da janela

Janelas são os olhos das casas, quem tá dentro por elas observa a rua, olha os passantes, a vida. Quem passa na rua e vê a janela, reconhece o morador, a cidade, o país, e até mesmo quem ali viveu séculos atrás. Não é exagero, não, é só levantar os olhos. Quer ver? Estou em Évora, encantadora cidade que brota nas planícies douradas do Alentejo.

Évora

Évora é uma típica cidade portuguesa com sua arquitetura colonial, paredes caiadas de branco polvilho, ruas e vielas empedradas. Salta a vista, porém, a diversidade de suas janelas. Desde as mais despojadas em estilo colonial português, sóbrias com apenas meio arco acima do batente. Quase não tem enfeites, no máximo algumas estão ornamentadas com um mini balcão de ferro trabalhado. Nesses espaços exíguos é comum ver gatos e vasinhos de plantas floridas. E, sempre lençóis secando ao sol “ a cheirarem a limpo”, como por lá se diz. As janelas não revelam um pouco da alma do morador, ora pois?

Évora

E, há também as ricamente decoradas em estilo mourisco, ou mudéjar, herança dos árabes que ali viveram e tanto amaram o lugar. Essas janelas mostram uma profusão de adornos, arcos ogivais, rendilhados e arabescos entalhados na pedra.

As janelas de Évora, por si só, merecem um roteiro pela cidade só para vê-las.cajuzinho

Évora
Não dá vontade de conhecer mais sobre esse país? Aproveite o stopover da TAP, que permite ficar até três dias sem taxas, e descubra Portugal (flytap.com/Portugal/pt/stopover).


Comentários

Tags:
Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."