Conheça Tintagel, o castelo do Rei Arthur
Os sombrios meses de inverno, enevoados e com forte ventania são perfeitos para visitar as ruínas de Tintagel
Tintagel
52060
post-template-default,single,single-post,postid-52060,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Conheça Tintagel, o castelo do Rei Arthur

Conheça Tintagel, o castelo do Rei Arthur

Fomos para Tintagel, na Cornualha, em busca das histórias do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Os sombrios meses de inverno, enevoados e com forte ventania são perfeitos para visitar as ruinas de seu castelo.

Nos penhascos sobre o mar, saltamos no tempo. Tintagel, castelo do século 5, encimado por um rochedo que desce abruptamente sobre as ondas do mar possesso, são o que resta do berço do Rei Arthur. Segundo a lenda, são também cenário do épico Tristão e Isolda.

Tintagel

Ao amanhecer nada em Tintagel oferece calma: a névoa suspensa encobre parte do abismo e as ruínas do castelo, o vento de cão braveja, e as ondas investem contra as rochas. Tudo compõe uma verdadeira tempestade visual. Ali o fantástico já vem de mão beijada.

Tais imagens foram uma revelação para a escritora americana Marion Z. Bradley, que as tomou para os quatro volumes de seu clássico As Brumas de Avalon. Neles se desenrola a saga de sacerdotisas que, para se esconder da fúria dos romanos e proteger o nascimento do Rei Arthur, envolvem a ilha em misteriosos e insondáveis nevoeiros.

J. R.R. Tolkien também faz menção em poemas, recém-descobertos, à ilha mágica de Avalon, para onde o Rei Arthur, mortalmente ferido, teria sido levado. São cenários onde a natureza faz o fascínio dessa literatura.

Caverna do Mago Merlim

Caverna do Mago Merlim

Do alto do rochedo observamos na borda da água, a entrada da caverna do Mago Merlim, sempre fustigada pelas ondas. Dizem que é possível entrar na caverna se o viajante tiver pernas fortes para descer e depois subir centenas de degraus e passagens estreitas – quando o tempo permitir – o que nunca acontece.

Dozmary Pool

Dozmary Pool

Para continuar no clima dos cavaleiros da Távola Redonda fomos para Dozmary Pool, um lago na região de Bodmin Moor, não muito longe dali, onde segundo a tradição Sir Bedivere jogou a espada ‘Excalibur’, por ordem do Rei Arthur.

Tintagel nunca será visto apenas como um lugar. É promessa sempre renovada de enredos de aventura e imaginação intrinsicamente ligados à sua natureza.

Mais informação:
www.visitbritain.com
www.visitcornwall.com
www.nationaltrust.org


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."