Carimbó a dança aquática
De tanto ver as águas serpentearem, rodopiarem, as morenas marajoaras se vestem como sereias e ilustram uma história de sedução dançando o Carimbó.
Carimbó
53134
post-template-default,single,single-post,postid-53134,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Carimbó a dança aquática

Carimbó

Carimbó a dança aquática

Na ilha de Marajó as sereias ainda cantam, botos se transformam em amantes, búfalos andam soltos pelas ruas, e a arte da cerâmica Marajoara mantém-se viva há mais de 1500 anos. Entre fantasia e realidade, entre rio, mar e terra, esta ilha é pura sedução.

Carimbó

De tanto ver as águas serpentearem, rodarem, rodopiarem, as morenas marajoaras se vestem como sereias e ilustram uma história de sedução dançando o Carimbó. Os movimentos giratórios da dança criam mandalas flutuantes de cores. Enfeitam-se: as blusas brancas e rendadas parecem espumas, seus colares de contas são como bolhas d`água, e as saias com estampas de flores coloridas lembram as escamas “florescentes” da Iara, a Mãe das águas. Os pares das dançarinas e os músicos se vestem com camisas brancas e bordadas com desenhos retirados da cerâmica marajoara. O som é dos instrumentos de percussão, de cordas, flautas e atabaques, e o Carimbó se dança sorrindo.
Carimbó

O Carimbó pode ser traduzido como uma verdadeira dança brasileira, pois surgiu da miscigenação de danças indígenas, de africanas com seus batuques e requebras de quadris, e das danças portuguesas no bater de palmas e estalar de dedos

À noite, em todo o Marajó, ouve-se o refrão do Carimbó:  “… é do Marajó, é do Marajó

nosso Carimbó é quente

do Pará ele é o melhor” 

Carimbó


Comentários

Heitor e Silvia Reali
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."