Amor Perfeito

Uma coisa é certa, em viagens sempre se fazem descobertas. Em uma delas, no meu caso, foi encontrar o amor perfeito. Um não, vários. Todos de se deliciarem. Conto:

Nos fornos artesanais se preparam um dos mais gotosos biscoitos do mundo, Sem exagero. Topo o desafio.
crédito: viramundo e mundovirado

Eram sete horas da manhã, mas a quentura era de meio-dia. No casarão de esquina com muitas portas e janelas em frente à Praça Matriz, de Natividade, Tocantins, pairava uma fumaceira sobre o telhado dos velhos tempos.

Ela denunciava que a lenha já aquecia os fornos. Cinco, dos grandes. Deles, durante toda manhã saíram fornadas do biscoito pequeno com nome e gosto doce – Amor Perfeito.

crédito:viramundo e mundovirado

Na ampla cozinha tomada de aromas, Lívia Cerqueira contou que sua mãe Ana Benedita, mais conhecida por dona Naninha, aprendeu a receita com a avó Corina. Os ingredientes são produtos frescos da terra: polvilho tão fino quanto talco, manteiga cremosa, açúcar e leite de coco. Sovar a massa sem dó é apenas um dos segredos. Já o sabor, ahhh, este tem gosto do primeiro amor. Que gosto é esse? Ora, só indo lá provar.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Amor Pwerfeito
crédito: viramundo e mundovirado

Receita do Amor-perfeito
-2k de polvilho doce
-800 gr de açúcar
-250 gr de manteiga
-½ litro de leite de coco fresco
-1 pitada de sal

É um simples biscoito de polvilho, mas tem dois segredos, um é o leite de coco que deve ser fresco. Misture bem os ingredientes secos e vá intercalando a manteiga e o leite de coco. Aí o outro segredo é sovar bem, como a massa de pão. Quando ela ficar bem lisa que não gruda nas mãos, fazer bolinhas, achatar um pouco, cortar em cruz, e separar levemente para dar forma de coroinha. Não coloque os biscoitos grudadinhos pois eles crescem.
Depois de assar em forno quente 220o as pontas ficam levemente rosadas. Papa-fina!

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.